Tempario. Pessoas antes de sistemas.

Veja aqui como a Flip Lab ajuda em um produto que movimenta mais de vinte milhões de Reais por ano.

Escrito por: Júlio César

Já faz um tempo que apresentei aqui o Tempario. Desde então, essa ferramenta tem alcançado resultados expressivos – atende aproximadamente 5.200 empresas e registra atualmente mais de 8.550 serviços realizados.

Embora seja fácil identificar nos números o sucesso do Tempario, vou falar um pouco sobre quem estes números realmente representam. Assim como  sobre a estratégia da Flip para continuar facilitando a vida dessas pessoas.

Para manter o sucesso do produto, é preciso continuar fazendo sentido para as pessoas

Como forma de caracterizar a inovação que inspira a produção do Tempario, vamos fazer uso das palavras do Paolo Tamborini:

“A inovação é mais efetiva quando afeta nosso comportamento no dia a dia e os objetos ao nosso redor; não deveria estar simplesmente associada à noção de invenção. (…) Consideramos que produtos, serviços ou modelos que atendem às necessidades sociais e criam novas relações e novos sistemas são socialmente inovadores, assim como são boas práticas para a comunidade, capazes de incrementar a habilidade potencial da sociedade de atuar”.

Tempario

Vamos até às pessoas para entender.


Novas realidades

O Tempario mudou a realidade das oficinas mecânicas, e sabe como? Indo ao cliente, entendendo suas necessidades, compreendendo suas dores e desenhando soluções que fazem sentido.
Podemos usar, como forma de ilustração, uma descrição visual do nosso processo – baseado na teoria do User Centered Design ou, pra gente, Design Centrado no Usuário.

TEMPARIO

TEMPARIO

 

Design centrado no usuário é um processo interativo que considera um entendimento dos usuários e seus contextos como ponto de partida para todo o processo de design e desenvolvimento. (Tradução minha, o original você encontra aqui)

Esta relação atenta, honesta e comprometida deu a base forte de construção do software que reduziu custos e ampliou a atuação de oficinas e retíficas; fornecedores de peças e acessórios; licitantes e gestores de frotas.

Em resumo, o Tempario é um software que existe para facilitar a vida das pessoas que precisam fazer cotações de preços para manutenção e peças de veículos automotivos, seja carros de passeio, caminhões, motos ou tratores.

Portanto, colocando as pessoas antes dos sistemas, a gente cria soluções coerentes e duradouras. A prova disso é o sucesso do Tempario.

São mais de 22 milhões de Reais movimentados, com uma base de usuários que ultrapassam cinco mil pessoas.

É assim que a Flip trabalha: Ouvindo e construindo serviços que fazem sentido para as pessoas.

 

Júlio César

Julinho é formado em Publicidade pelo Uni-BH, pós-graduado em Gestão estratégica pela PUC-Minas e atualmente cursa MBA em Gestão de Marketing pelo Ibmec.

Atua como designer em diversos produtos e serviços com a missão de criar soluções coerentes para as pessoas através de experiências digitais.

Julinho também é professor convidado nas disciplinas Lean UX, Growth Hacking, Google Analytics e Comportamento do Consumidor nas faculdades IGTI e Unipac Barbacena.

Últimos posts por Júlio César (exibir todos)

    Flip Lab – De 2011 até o dia de hoje.

    Faça parte da Flip. Cadastre-se em nossa Flip News.

     

    Criado com✊ por Flip + Data Experience +

    Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1492 – 2º Andar | Savassi | Belo Horizonte

    © Copyright.

    Todos os direitos reservados à marca registrada Flip Lab. É proibida a cópia, reprodução e utilização de qualquer conteúdo deste site.

    ×